O município de Santa Gertrudes tem um compromisso com o combate às perdas de água – trabalho desenvolvido pela BRK e essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade.
No primeiro semestre deste ano, o índice médio de perdas registrado na cidade foi de 19%, quase a metade da média nacional que é de 37,78%, segundo dados do Instituto Trata Brasil.
Medidas eficazes implementadas pela BRK desde o início da concessão, quando o índice era 63%, resultaram em uma economia estimada em 437,2 milhões de litros de água. Esse volume seria suficiente para abastecer toda a população de Santa Gertrudes por quase três meses, evidenciando o impacto positivo das estratégias adotadas pela empresa.
"Estamos comprometidos em melhorar constantemente nossos índices de eficiência operacional e redução de perdas de água. As ações realizadas, como a pesquisa extensiva de vazamentos, substituição de redes e uso de novas tecnologias, têm sido cruciais para alcançar esses resultados”, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Santa Gertrudes.
Parte do trabalho para a redução das perdas consiste na busca ativa por vazamentos não visíveis. No total, nos primeiros seis meses do ano, 700 quilômetros de redes foram verificados por meio do hasteamento de ligação e 99 vazamentos não visíveis foram identificados e reparados.
Além disso, a concessionária segue com a modernização de todo o sistema de distribuição de água. No primeiro semestre de 2024, foram instalados dois macromedidores eletromagnéticos, que apuram a relação entre a produção e o consumo, determinando se há perdas na distribuição ou ligações irregulares. Além disso, os macromedidores eletromagnéticos medem tanto o volume quanto a vazão, com uma tecnologia mais moderna e precisa.
Também foram instaladas duas VRPs (válvulas que regulam a pressão da água), nos bairros Jardim Jequitibás e Jardim Santa Catarina, otimizando o abastecimento de água nessa região.
Em Santa Gertrudes, o abastecimento de água é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), pelo qual redes específicas são designadas para abastecer cada região da cidade. Isso permite uma melhor gestão e controle na distribuição. Atualmente, há 11 setores no município, dos quais dois foram implantados no primeiro semestre de 2024.
Até o final do ano, a BRK continua seu compromisso com a implementação de ações focadas na troca de redes, pesquisa de vazamentos não visíveis e manutenção em equipamentos hidráulicos. O foco da companhia é aperfeiçoar ainda mais os resultados alcançados até o momento.
“O principal objetivo dessas ações é garantir maior disponibilidade de água para a população de Santa Gertrudes e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando, assim, um serviço de ainda mais qualidade para a cidade.”, complementa o gerente.